Como gravar em vídeo a tela do seu computador

Todos que trabalham na Internet eventualmente têm a necessidade de fazer vídeos, capturando o que está na tela do computador. Neste artigo, você verá como é fácil capturar o que você quiser da sua tela, utilizando somente o seu browser, sem instalar nenhum programa no seu computador.

Com o Screencast-O-Matic você pode capturar o que quiser da tela do seu computador, com áudio, em vários tamanhos diferentes e depois salvar em arquivo ou enviar para o YouTube. Outra opção é gravar a tela em conjunto com a sua webcam. Assim, é possível usar o site para criar videos e tutoriais que não deixam nada a dever para programas profissionais que custam caro. Tudo isso com uma interface amigável e incrivelmente fácil de usar, sem instalar nada e ainda pode ser usado em qualquer computador com acesso à Internet. E o melhor… Grátis!!!

Como usar o Screen-Cast-O-Matic

1) Acesse o site http://www.screencast-o-matic.com

2) Clique no botão azul “Start Recording”. Neste momento será feita uma verificação se o plugin Java necessário está instalado no seu computador. Caso não esteja, autorize a sua instalação.

Screencast-O-Matic - Melhor ferramenta gratuita de captura de tela.

3) Na próxima tela aparecerá uma janela móvel mostrando a área que será capturada. Você pode escolher qual o tamanho da área de captura entre sete tamanhos diferentes, ou personalize o tamanho utilizando a janela móvel. Abaixo da janela móvel aparecerá uma barra de controle onde você controla o início da gravação, seleção e controle do microfone, tamanho pre-definido da tela, controle da webcam e final da gravação.

Screencast-O-Matic - Melhor ferramenta gratuita de captura de tela.

4) Para começar a gravação, clique no botão com a bolinha vermelha. Aparecerá um contador de início da gravação 3…2…1… GO!. Se quiser, pode também pausar, clicando em Pause. Quando tiver terminado, pressione “Done”. Se errou no início da gravação, pressione “Restart”

5) Depois de clicar em “Done”, aparecerão as opções de gravação. Você pode enviar para o próprio serviço, diretamente para o YouTube, exportar para um arquivo, voltar e continuar capturando ou descartar e fazer outra captura. Para salvar o vídeo no próprio Screencast-O-Matic você deverá criar uma conta gratuita no serviço.

As únicas restrições são o tempo máximo de 15 minutos por vídeo e as ferramentas de edição que estão disponíveis somente para membros com upgrade. Se você fizer o upgrade, além das ferramentas de edição, também terá acesso a ferramentas avançadas de gravação, vídeos de duração ilimitada, gravação somente da webcam e zoom durante a gravação. A pequena marca d’água no canto inferior esquerdo do vídeo também não aparecerá.

De qualquer forma, você pode fazer o donwload do vídeo gerado pelo Screencast-O-Matic e usar uma ferramenta de edição externa se for necessário. O resultado final é muito bom!

Existe um vídeo tutorial em inglês no próprio site muito fácil de entender. Clique em “Watch a Very Quick Demo” na tela inicial para assistí-lo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *